Manifestação contra a “Definição Prática de Antissemitismo” da IHRA e sua adoção por instituições de ensino e pesquisa no Brasil

Em nota de 22 de fevereiro de 2025, a secretaria executiva da Fundação São Paulo (Fundasp, mantenedora da PUC-SP) emitiu um “Protocolo Antidiscriminatório” onde se lê que a Fundação passa a adotar a partir daquele momento a definição de antissemitismo da organização intergovernamental International Holocaust Remembrance Alliance - IHRA [1]. Caso a própria Pontifícia Universidade Católica - PUC-SP venha a adotar essa definição, tratar-se-á da primeira instituição acadêmica de nível superior desse país a adotar a tão polêmica “definição prática de antissemitismo” da IHRA, também chamada de “nova definição de antissemitismo” [2]

Essa definição, de pouca ou nenhuma credibilidade acadêmica, foi questionda e em boa parte refutada pela Declaração de Jerusalém, uma iniciativa originada na cidade de Jerusalém em 2020 e assinada pelos principais pesquisadores da história do Holocasto e do antissemitismo do mundo, entre os quais figuram Amos Goldberg [3], Harvey Goldberg [4], Sylvie-Anne Goldberg [5], Raz Segal [6], Wolf Gruner [7], Neve Gordon [8], Susannah Heschel [9], Marianne Hirsch [10], Uffa Jensen [11], Moshe Zuckermann [12], Richard Falk [13], Moshe Zimmermann [14], David Feldman [15], Lothar Zechlin [16], entre outros 370 nomes de professores das principais universidades do mundo.

A Declaração de Jerusalém chama atenção para o fato de que enquanto possa haver alguns pontos e exemplos legítimos na “nova definição” da IHRA, a sua ênfase recai sobre a crítica ao Estado de Israel (7 dos 11 exemplos de antissemitismo contidos nessa “definição” estão centrados em Israel). De fato, ela iguala a crítica a Israel a uma “nova forma de antissemitismo”, sendo, em outros aspectos, imprecisa demais para auxiliar o combate ao real e criminoso antisssemitismo, que jamais deixou de existir.

Segundo a Declaração de Jerusalém, o “antissemitismo é a discriminação, preconceito, hostilidade ou violência contra judeus enquanto judeus (ou instituições judaicas apenas por serem judaicas)” [17]. Ela diz ainda que é preciso entender que “enquanto o antissemitismo possui certas características específicas, a luta contra ele é inseparável da luta geral contra toda forma de discriminação racial, étnica, cultural, religiosa e de gênero” [18].

A “nova definição” da IHRA também foi largamente analisada e rechaçada pela British Society for Middle East Studies - BRISMES. Em um relatório de 47 páginas, a prestigiada instituição acadêmica afirma, de maneira muito clara e objetiva, que “juristas e professores de direito têm argumentado que a definição da IHRA, incluindo alguns de seus exemplos ilustrativos, ameaça direitos legalmente garantidos de liberdade de expressão e de reunião, ao igualar o anti-sionismo (um posicionamento político) ao antissemitismo (uma forma de racismo contra judeus)” [19].

Assim, enquanto a conscientização e o combate ao racismo, em todas as suas formas, incluindo o antissemitismo, a islamofobia, o ódio contra pessoas negras, indígenas, e LGBTQIA+, é um dever das universidades, o fato é que a “definição prática” da IHRA constitui uma ferramenta de: i) silenciamento do debate acadêmico; ii) ocultaçao das violações de direitos humanos cometidas pelo Estado de Israel contra o povo palestino; iii) criminalização das posicões críticas às políticas antipalestinas conduzidas pelo Estado de Israel.

Chega a ser moralmente deplorável que, no momento em que o Estado de Israel pratica o crime de genocído contra o povo palestino, uma instituição acadêmica brasileira adote, em reuniões fechadas e sem qualquer discussão com seu próprio corpo acadêmico, uma “definição prática” cujo principal efeito prático não seja a denúncia e a proteção contra o verdadeiro antissemitismo, mas sim blindar o Estado de Israel de qualquer crítica por sua atual conduta de genocídio e limpeza étnica.

As instituições brasileiras, e a academia em particular, não precisam de uma “definição prática”, adotada sem qualquer discussão acadêmica, simplesmente para agradar a grupos de pressão com maior ou menor poder político. As universidades brasileiras estão plenamente capacitadas para discutir e combater o antissemitismo, e todas as demais formas de racismo, sempre que ele aparecer em seu meio.

Por todos os motivos acima expostos, rejeitamos a adoção da “definição prática” da IHRA, feita a partir da pressão de grupos externos à academia. Chamamos a que a Fundasp revogue sua decisão e que a própria Pontifícia Universidade Católica - PUC/SP não seja levada a adotar uma definição tão polêmica, pouco eficaz no combate ao verdadeiro crime de antissemitimso, e já rejeitada pelos principais pesquisadores da história do Holocausto e do antissemitimso no mundo.

Chamamos, finalmente, a que o conjunto do corpo acadêmico nacional esteja sempre vigilante e preparado para combater o antissemitismo, a islamofobia, o racismo contra pessoas negras, indígenas, e LGBTQIA+, além de todas as demais formas de discriminação racial, étnica, religiosa, ou de gênero, sempre que elas surgirem em seu meio ou na sociedade em geral.

 

[1] A IHRA constitui, segundo sua própria definição, uma instituição intergovernamental que possui a adesão de 35 países membros e 8 observadores. Não se trata de uma instituição de pesquisa. Seus diretores são tipicamente membros das elites políticas de diferentes países, principalmente europeus. https://holocaustremembrance.com/resources/working-definition-antisemit…

[2] A mesma “definição prática de antissemitismo” foi adotada ao longo dos últimos anos por órgãos públicos brasileiros, assembleias legislativas, e câmaras municipais. As prefeituras do Rio de Janeiro e de São Paulo, e os governos do Estado de São Paulo, do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul estiveram entre os primeiros do Brasil a adotar a “definição” da IHRA.

[3] Professor, The Jonah M. Machover Chair in Holocaust Studies, Head of the Avraham Harman Research Institute of Contemporary Jewry, The Hebrew University of Jerusalem.

[4] Professor Emeritus, Department of Sociology and Anthropology, The Hebrew University of Jerusalem.

[5] Professor, Jewish Culture and History, Head of Jewish Studies at the Advanced School of Social Sciences (EHESS), Paris.

[6] Associate Professor, Holocaust and Genocide Studies, Stockton University.

[7] Shapell-Guerin Chair in Jewish Studies and Founding Director of the USC Shoah Foundation Center for Advanced Genocide Research, University of Southern California.

[8] Professor of International Law, School of Law, Queen Mary University of London.

[9] Eli M. Black Distinguished Professor of Jewish Studies, Chair, Jewish Studies Program, Dartmouth College.

[10] William Peterfield Trent Professor of Comparative Literature and Gender Studies, Columbia University.

[11] Professor Dr., Center for Research on Antisemitism, Technische Universität, Berlin.

[12] Professor Emeritus of History and Philosophy, Tel Aviv University.

[13] Professor Emeritus of International Law, Princeton University; Chair of Global Law, School of Law, Queen Mary University, London.

[14] Professor Emeritus, The Richard Koebner Minerva Center for German History, The Hebrew University of Jerusalem.

[15] Professor, Director of the Institute for the Study of Antisemitism, Birkbeck, University of London.

[16] Professor Emeritus of Public Law, fmr. Rector Institute of Political Science, University of Duisburg.

[17] https://jerusalemdeclaration.org/

[18] Idem.

[19] https://www.brismes.ac.uk/files/documents/Freedom%20of%20Speech%20and%2…

 

PRIMEIRAS ADESÕES:

 

Centro de Estudos Palestinos, CEPal-FFLCH/USP

NURES - Núcleo de Estudos Religião e Sociedade

Grupo de Estudos sobre Conitos Internacionais, GECI PUC-SP

Grupo de Pesquisa PERFORMATIVIDADES E PEDAGOGIAS CNPq

GRACIAS - Grupo de Antropologia em Contextos Islâmicos e Árabes

Rede Universitária Nacional de Solidariedade ao Povo Palestino

ADUNICENTRO - Sindicato dos Docentes da UNICENTRO PR

Grupo de Estudos e Pesquisa Histórica, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR- UNIR

Centro Internacional de Estudos Árabes e Islâmicos (CEAI) - Universidade Federal de Sergipe

Grupo de Pesquisa História e Poder, UNIOESTE

Grupo de Pesquisa em Economia Política - GPEP/UFRGS

Núcleo de Estudos e Pesquisa Trabalho e Prossão - NETRAB-PUC-SP

Laboratório de Políticas Públicas - LPP/UERJ

Grupo de pesquisa CNPq “Distúrbios de linguagem, corpo e psiquismo” - PUC-SP

Rede de Pesquisa Observatório das Nacionalidades, ON-UECE

Grupo de Pesquisa Trabalho, Atividade, Subjetividade - NUTAS

Grupo de pesquisa Políticas para o Desenvolvimento Humano, PUC-SP

Núcleo de Estudos em Relações Internacionais - NERI - PUC SP

Núcleo de Análise de Conjuntura Internacional, NACI - PUC SP

Paulo Sérgio Pinheiro, Professor Titular de Ciência Política, FFLCH/USP e Ex-Ministro da Secretaria

de Estado de Direitos Humanos

Paulo Borba Casella, Professor Titular de Direito Internacional, FD-USP

Carlos Augusto Calil, Professor de Cinema e ex-Secretário de Cultura de São Paulo, ECA/USP

Emir Sader, Professor de Sociologia, UERJ

Francisco Foot Hardman, Professor Titular de Literatura e Outras Produções Culturais, UNICAMP

Milton Hatoum, Escritor

Samuel Kilsztajn, Professor Titular de Economia, PUC-SP

Vladimir Safatle, Professor Titular do Departamento de Filosoa, USP

Leda Maria Paulani, Professora de Economia, FEA-USP

Adrián Pablo Fanjul, Professor Associado do Departamento de Letras Modernas, FFLCH-USP

Airton Paschoa, Escritor

Arlene Clemesha, Professora de História Árabe, FFLCH-USP

Ricardo Musse, Professor do Departamento de Sociologia, USP

Francirosy Campos Barbosa, Professora Associada de Antropologia, FFCLRP/USP

Elia Tfouni, Professor de Química , FFCLRP-USP

Leda Verdiani Tfouni, Professora Titular, FFCLRP USP

Cecília Mello, Professora de Cinema, ECA-USP

Michel Sleiman, Professor de Língua e Literatura Árabes, FFLCH-USP

Carminda Mendes André, professora Sênior do PPGArtes, Instituto de Artes da UNESP

Everaldo de Oliveira Andrade, Professor de História Contemporânea, FFLCH-USP

Pablo Fernando Gasparini, Professor de Literatura Hispano-Americana , FFLCH-USP

Helder Garmes, Professor de Literatura Portuguesa, FFLCH-USP

Adma Muhana, Professora Titular de Literatura Portuguesa, FFLCH-USP

Camila Muchon de Melo, Professora de Psicologia, Universidade Estadual de Londrina/UEL

Heloisa Buarque de Almeida, Professora de Antropologia, FFLCH-USP

Reginaldo Nasser, Professor de Relações Internacionais, PUC-SP

Manoel Fernandes de Sousa Neto, Professor de Teoria e Método, Geograa, FFLCH-USP

Bruno Huberman, Professor de Relações Internacionais, PUC-SP

Leila Marrach, Professora de Sociologia, UNESP

Antonio Carlos Mazzeo, Prof. do Prog. de Pós-Graduação História Econômica USP e ex-UNESP

Cláudio Couto, Professor de Ciências Políticas, FGV-EAESP e ex-PUC-SP

Paula Regina Pereira Marcelino, Professora de Sociologia, FFLCH-USP

Luiz Bernardo Pericás, Professor de História Contemporânea, DH-USP

Caio Toledo, Professor aposentado, IFCH, UNICAMP

Marilsa Miranda de Souza, Professora da Universidade Federal de Rondônia-UNIR

Andréa Zhouri - Professora Titular Aposentada da UFMG

Raquel Raichelis, Professora e líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa Trabalho e Prossão,

NETRAB-PUC-SP Maria Carmelita Yazbek, Professora e vice-líder do NETRAB-PUC-SP

Geverson Grzeszczeszyn, Professor de Administração, UNICENTRO PR

Uiran Gebara da Silva, Professor de História da Universidade Federal Rural de Pernambuco

Marilsa Miranda de Souza, Professora de Filosoa e H.Educação, Universidade Federal de Rondônia,

UNIR

Gelta Terezinha Ramos Xavier - Professora da Fac. de Educação, Universidade Federal Fluminense

Elisabeth Spinelli de Oliveira, Profa. de Neurosiologia Comparada, Depto de Biologia, FFCLRP

Anita Handfas, Professora de Sociologia da Educação, UFRJ

Soraia de Carvalho, Professora de Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco

Mauricio Camargo Filho, Professor de Geograa da Universidade Estadual do Centro-Oeste:

UNICENTRO-Paraná

Gilberto Calil, Professor de História, UNIOESTE

Flávio Alicino Bockmann, Professor de Biologia, FFCLRP/USP

Valdir Anhucci, Professor do curso de serviço social da UNESPAR

Gihad Mohamad, Professor da Universidade Federal de Santa Maria

Sonia Hamid, Professora do Instituto Federal de Brasília

Leandro de Oliveira Galastri, Professor de Ciência Política, UNESP

Armando Boito, Professor Titular de Ciência Política, UNICAMP

Marcos Pazzanese Duarte Lanna, Professor de Antropologia, UFSCar

Arthur Roberto Capella Giannattasio, Professor de Relações Internacionais, IRI/USP

Jean Tible, professor de ciência política, FFLCH-USP

Marcos Pazzanese Duarte Lanna, prof. Antropologia, UFSCar

Guilherme Assis de Almeida, Professor Associado da Faculdade de Direito da USP

Leda Gitahy, Professora Titular da UNICAMP

Fanny Longa Romero, Professora do Departamento de Ciências Sociais, IHLM/UNILAB

Annie Schmaltz Hsiou, Professora Associada de Biologia, FFCLRP-USP

Luiz Augusto de Paula Souza, Professor da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde, PUC-SP

Maria Claudia Cunha, Professora da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde, PUC-SP

Mônica Dias Martins, Professora de Ciência Política, UECE

Odair Furtado, Professor de Psicologia Social, PUC-SP

Renata Paparelli, Professora de Psicologia Social, PUC-SP

Rosa Maria Marques, Professora Titular da PUC-SP

Marcel Guedes Leite, Professor de Economia, PUC-SP

Flavia de Campos Mello, Professora de Relações Internacionais, PUC-SP

Terra Friedrich Budini, Professora de Relações Internacionais, PUC-SP

Maria Beatriz Costa Abramides, Professora do PPG Serviço Social, PUC-SP

Joaquim C. Racy, Professor de Economia, PUC-SP

Regina Gadelha, Professora Titular de Economia, PUC-SP

Elisabetta Santoro, Professora do Departamento de Letras Modernas, FFLCH-USP

Rosangela Sarteschi, Professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, FFLCH-USP

Kimi Tomizaki, Professora do Departamento de Filosoa e Ciências da Educação, FE-USP

Pedro Paulo Gomes Pereira, Professor do Departamento de Medicina Preventiva, UNIFESP

Isabela Agostinelli dos Santos, Professora de Relações Internacionais, PUC-SP

Geraldo Adriano Campos, Professor de Relações Internacionais, Universidade Federal de Sergipe, UF

Elizabeth Harkot de La Taille, Professora Titular de Estudos Linguísticos em Inglês, DLM-FFLCH/USP

Sérgio Rosemberg, Professor Titular da Faculdade de Medicina, USP

Marcos Cesar Alvarez, Professor de Sociologia, coordenador do Núcleo de Estudos da Violência - USP

Cátedra Edward Said - UNIFESP

Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Crianças, Adolescentes, Famílias e Sistema de Garantia de Direitos -  PPGSS/PUCSP

Grupo de Pesquisa CNPq DOC_Arte - Práticas Documentais e Arte

Grupo de Pesquisa CNPq Observatório do Futuro (FAFICLA  - PUC-SP)

Grupo de Pesquisa CNPq Imagens, Metrópoles e Culturas Juvenis

Grupo de Pesquisa NACI, CNPq

Grupo de Pesquisa Linguagem em Atividades no Contexto Escolar / LACE - PUC-SP

Grupo de pesquisa "Síndrome metabólica e suas complicações"

Grupo de pesquisa Psicanálise e Sociedade - PUC-SP, CNPq

Grupo de estudos em História da Arte, Crítica e Curadoria (CNPq-PUC/SP)

Grupo de Pesquisa sobre Economia Política (GECOPOL-Deptº Economia FEA/PUC-SP)

Grupo de Pesquisa Extremidades: redes audiovisuais, cinema, performance e arte contemporânea (PPGCOS-PUC/SP)

Grupo de Educação e Pesquisa em Justiça Curricular – GEPEJUC/CNPq-PUCSP 

Tania Ludmila Dias Tosta, Professora da Faculdade de Ciências Sociais da UFG

Íris Kantor, Professora do Departamento de História, USP

Fábio Bezerra, Presidente da Sessão Sindical do CEFET-MG

Patricia Vieira Trópia, Docente do INCIS-UFU

Clarissa Rodrigues, Professora do ICEB-UFOP

Simone Wolff, Docente da UEL

Vera Navarro, Professora Associada da FFCLRP-USP

Maria Ines Reinert Azambuja, Professora Associada da Faculdade de Medicina da UFRGS

Luiz Marques, Professor aposentado do IFCH-UNICAMP

Domingos Sávio da Cunha Garcia, Professor de História na UNEMAT

Eugênio Trivinho, Professor do PPGCOS-PUC/SP

Jane Nobre Lopes, Professora Colaboradora do Departamento de Geologia da UFRJ

Denise Dias Barros, Professora Aposentada no Programa de pós graduação Interunidades em Estética e História da Arte-USP

Paulo André Machado Kulsar, Professor de Sociologia- Rede Estadual do Tocantins

Paul, aposentado da FDUSP

Marlise Aparecida Bassani, Professora Titular da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP

Beatriz Couto, Professora Titular da Escola de Arquitetura da UFMG

Prof. Dr. Jair Pinheiro,  Professor Associado da Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP Marlília

Elis de Araújo Miranda, Professora Associada de Geografia da UFF

Mariza Romero, Professora da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-SP

Berenice Bento, Professora da UNB

Grupo de Estudos Retóricas do Poder e Resistências - UNB

Carlos Eduardo Pestana Magalhães, Jornalista da Comissão Justiça e Paz de São Paulo, Grupo Tortura Nunca Mais SP

Alice Carvalho dos Santos, estudante do IFCH-UNICAMP

Cássia Hack, Professora do Departamento de Educação da UNIFAP

Júlia Brum Kabbas, Psicóloga Residente da UFSM

Piero de Camaro Leirner, Professor de Antropologia na UFSCar

Safa A-C Jubran, Professora de Língua e Literatura Árabes na FFLCH-USP

Núcleo de Estudos do Oriente Médio (NEOM) - UFF

Gisele F. Chagas, Professora da UFF

Paulo Gabriel Pinto, Professor da UFF

Beatriz Rosa Santos, Estudante de Letras na FFLCH-USP

Silvio Roberto Mieli, Coordenador do Núcleo de Estudos em Jornalismo Perseu Abramo da PUC-SP

Felipe Ferreira Vander Velden, Professor Associado do Departamento de Ciências Sociais da UFSCar

Pablo Quintero, Professor do IFCH-UFRGS

Bernardo Ricupero, Professor Associado da FFLCH-USP

Eduardo Dullo, Professor Adjunto do IFCH-UFRGS

Luiz Henrique de Toledo, Professor Titular de Ciências Sociais na UFSCar

Analice de Lima Palombini, Professora Titular aposentada do Instituto de Psicologia, Serviço Social, Saúde e Comunicação Humana da UFRGS

Ricardo Celeste, Professor Associado do Departamento de Química da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Joaquim Corrêa Moraes Abreu Neto, Músico

Silvia Ferabolli, oordenadora do Núcleo de Pesquisa sobre as Relações Internacionais do Mundo Árabe NUPRIMA-UFRGS

Flo Menezes, Professor Titular do Instituto de Artes da UNESP

Paulo Godoy, Docente da UNESP

Centro de Estudos Marxistas (CEMARX/UNEB)

Milton Pinheiro, Professor Titular do DEDC II UNEB

Pedro Paulo Kohler Bondesan dos Santos, Especialista em Acústica - LAMI da ECA-USP

Joana Salém Vasconcelos, Professora de História da UFABC

Flávia Augusta de Castro, Socióloga aposentada

João Reis, Professor PPGH-FFCH-UFBA

Humberto Alves Silva Jr, Docente do Curso de Ciências Sociais da UNIR

Osvaldo Coggiola, Professor Titular da FFLCH-USP

Lígia Bellini, Professora Titular de História da FFCH-UFBA

Cristina Miranda, Professora do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - UERJ

Marcelo Ridenti, Professor Titular do IFCH-UNICAMP

Mauro Luis Iasi, Professor Associado ESS-UFRJ

Sérgio Mendonça Benedito, Doutorando em Ciência Política na FFLCH-USP

Vera Telles, Professora do Departamento de Sociologia da FFLCH-USP

Rosa Maria Freire d'Aguiar, Jornalista formada na PUC-RJ

Danilo Paiva Ramos, Professor de Ciências Sociais da UFSCar

Alfredo Feres Neto, Professor Associado da Faculdade de Educação Física da UNB

Laymert Garcia dos Santos, Professor TItular Associado do IFCH-UNICAMP

Arturo Benito Hartmann Pacheco, Pesquisador do Centro Internacional de Estudos Árabes e Islâmicos da UFS

Marie Madeleine Hutyra de Paula Lima, Advogada pela FDUSP

Maria Lúcia Silva Barroco, Professora Coordenadora do Nucleo de Estudos e Pesquisa em Ética e Direitos Humanos da PUC-SP

Carlos Eduardo Rebello de Mendonça, Professor Titular do ICS-UERJ

11 + 3 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.