O Centro de Estudos Palestinos-FFLCH/USP promoveu, no dia 10 de abril de 2025, a mesa redonda virtual "As Implicações da Morte do Cidadão Brasileiro Walid Ahmad em Prisão Israelense na Perspectiva da Lei Internacional". Os expositores convidados foram a advogada de direitos humanos Maíra Pinheiro, doutoranda da Faculdade de Direito da USP; o advogado do Defense for Children International, Khaled Kuzmar, que acompanhou o caso do brasileiro morto; Ualid Rabah, presidente da FEPAL; e Wesam Ahmad, do Al Haq. A mediação foi feita por Arlene Clemesha, Diretora do CEPal-FFLCH/USP.
O objetivo da sessão foi compreender as condições de detenção e violações de direitos humanos que levaram à morte por desnutrição profunda do brasileiro no dia 22 de março de 2025 aos 17 anos em uma prisão israelense, e discutir as possíveis implicações desse lamentável caso segundo a perspectiva da Lei Internacional.
A gravação completa da mesa redonda em inglês com legendas geradas automaticamente pelo YouTube pode ser conferida neste link: https://www.youtube.com/watch?v=-qtNGaJPNpU